Sinais de socorro

Todo mundo já viu algum filme em que pessoas que se perderam na mata ou foram parar numa ilha deserta depois de um naufrágio correm para uma área aberta para escrever as letras SOS (Salve Nossas Vidas ou em inglês Save Our Souls). O código universal de pedido de socorro é básico e pode salvar muitas vidas, contudo existem outros sinais de socorro que podem ser bastante úteis numa situação limite como estar perdido na mata.

Dicas para pedir socorro

Fique calmo

Manter a calma e o controle numa situação difícil como essa é essencial para que você possa planejar de que maneira pedir socorro e ter efetividade para ser encontrado. Não deixe que o desespero tome conta da situação.

Avise alguém

Para que as pessoas saibam que precisam te procurar é fundamental que elas saibam que você foi para determinado local e não chegou ao destino. O ideal é manter um grupo de pessoas informadas sobre a sua viagem, o itinerário e como proceder se não houver contato da sua parte. Esse passo contribui para que em caso de se perder ou sofrer um acidente as buscas serem iniciadas.

Fumaça

É importante que você tenha pleno conhecimento de como fazer fumaça para pedir socorro evitando assim colocar sua vida e a floresta em perigo. Quando uma fogueira é feita incorretamente pode causar um incêndio que sai do controle. Fumaça num local isolado é sinal de que tem alguém perdido. Uma forma de estar sempre preparado para quando eventualmente passar algum veículo aéreo no local é distribuir fogueiras num raio de 100 metros.

Deixe as fogueiras apagadas, ao avistar movimento no céu corra acender as fogueiras, sempre tendo cuidado para não começar um incêndio. Uma forma simples de evitar acidentes é limpar o entorno da fogueira removendo a vegetação, pois se o fogo alcançá-la irá se distribuir com grande rapidez. Sinalizadores também são bem vindos, mas você deve utilizá-los somente quando avistar algum veículo aéreo.

Verifique o vento

Como você deve ter percebido a fumaça é uma grande aliada na hora de emitir sinais de socorro, mas dependendo das condições de vento do dia pode acabar apenas atrapalhando. Se o vento dispersar a fumaça o sinal acabará indicando uma região ampla e não o local específico onde você está. Em dias sem vento é mais interessante emitir os sinais de fumaça, contudo, ao avistar uma aeronave pode ser válido dar um sinal que mesmo disperso será visto.

Espelhos

Ter um espelho com você num dia de sol pode ser uma ótima chance para pedir socorro. Para isso basta refletir os raios do astro-rei na superfície espelhada criando quase um ‘bat-sinal’ tal qual o do super-herói, mas atenção que o sinal não pode ser contínuo, pois pode acabar ofuscando a visão do piloto que pode te ajudar. De tempos em tempos emita o sinal de luz.

Conheça os sinais

A partir do momento que uma aeronave te avistar é importante que seus tripulantes conheçam a sua situação em solo para que possam prestar socorro da melhor forma quanto possível. Desenhos de símbolos ajudam a determinar algumas situações bem específicas, confira na imagem:

Esses são simbolos universais para se comunicar com as pessoas que forem prestar socorro.

SOS

O famoso SOS desenhando bem grande numa área que eventualmente seja sobrevoada é uma excelente oportunidade para pedir socorro. As três letras significam um pedido de socorro em todas as línguas sendo assim se alguém vir saberá que tem pessoas que precisam de ajuda.