Primeiros Socorros

Saber como socorrer uma pessoa com assertividade sem agravar sua situação assim como ter um kit de primeiros socorros inteligente em mãos é fundamental para quem deseja encarar aventuras. Existe uma série de kits de primeiros socorros, cada um com itens diferentes, isso causa certa confusão, pois afinal tem um kit melhor ou pior? Tem limite nos procedimentos que podem ou não ser realizados em pessoas machucadas ou que passaram mal? Para ter essas e outras respostas continue lendo esse artigo e lembre-se que é essencial ter sempre um kit de primeiros socorros em mãos.

Como montar seu kit de primeiros socorros

Nem tudo caberá no seu kit

Quando você vai fazer uma trilha de alguns dias, acampar ou fazer uma viagem pela estrada mais longa deve estar preparado para o fato de que nem tudo irá caber no seu kit. Em viagens em grupo é possível usar o sistema de cada pessoa leva um dos itens maiores como soro fisiológico, ataduras, bolsa térmica entre outros. Se cada integrante levar um desses itens haverá economia de espaço e o grupo estará pronto para uma eventualidade.

Analise o local para onde está indo

Ao pensar no local para onde você está indo perceberá que alguns itens são mais importantes do que outros. Na hora de montar o seu kit leve isso em consideração para não levar itens inúteis e ficar sem o que é realmente necessário.

A bolsa

A bolsa em que você irá guardar os itens de primeiros socorros deve ser de material resistente e de preferência a prova d’água e fogo. Pense também que essa bolsa deve ser fácil de guardar na sua mochila para tê-la sempre com você.

Itens

Alguns itens são universais em kits de primeiro socorros, independente do local para onde você está indo, destacamos: band-aid, antisséptico, algodão, tesourinha, compressas de gaze estéril, bandagens, esparadrapos e comprimidos para dores musculares, dores de cabeça, antialérgico, anti-inflamatórios, antigripais entre outros que forem necessários para casos específicos.

Itens para um kit de primeiros socorros completo

Os itens que mencionamos acima são indicados para kits básicos, já para kits mais elaborados recomendamos elementos como iodo, soro fisiológico, luvas de látex, álcool 70% entre outros. Esses itens podem ser divididos entre os membros do grupo.

Quando é válido prestar primeiros socorros e os limites

Numa situação em que o grupo esteja num local de difícil acesso e sem a possibilidade de chamar um médico é fundamental prestar os primeiros socorros, contudo, se o acidente em questão for mais sério (tendo alguém preso em ferragens, inconsciente, ferido na cabeça etc) e houver a possibilidade de chamar socorristas profissionais é preferível essa opção.

Os primeiros socorros podem ser prestados em casos de acidentes simples como quando uma pessoa tropeça e machuca a perna superficialmente, por exemplo. A outra condição em que os primeiros socorros são indispensáveis é bastante séria, socorro pré-hospitalar que significa basicamente tornar possível que a pessoa chegue com vida a um hospital. Para quem gosta de fazer trilhas e outras atividades que exigem algum isolamento é essencial conhecer técnicas básicas de primeiros socorros. Se possível faça um curso.