Filtragem de Água

A água é imprescindível para a sobrevivência do ser humano, contudo, em algumas situações é possível se deparar com água impura como a única alternativa. Se você acampa, pratica escalada ou se encontra em alguma outra situação limitante sabe que pode acontecer de ficar sem água potável.

Para não se desidratar é necessário tornar a água impura uma opção segura para beber, isso pode ser feito através da filtragem. Alguns processos de filtragem de água podem ser feitos mesmo nas situações mais complicadas. A seguir vamos te ensinar algumas técnicas para purificar água não-potável e assim não ficar sem água para beber.

Cuidado com Água Não-Potável

Antes de chegarmos às técnicas de purificação da água é essencial deixar bem claro que em todos os casos você deve realizar a filtragem. Mesmo que a água em questão vá ser usada para cozinhar é fundamental que seja filtrada antes. Somente água limpa e pura pode ser usada para realizar a higiene e cozinhar.

Técnicas para Filtragem de Água

Filtros Improvisados

O uso de filtros, mesmo que improvisados, contribui para que a água suja encontrada se torne mais limpa e potável. Você pode levar em suas aventuras filtros de café que possuem malha mais grossa ou então bandanas e outros tipos de lenços. A função desses filtros é fazer com que a sujeira mais grossa seja separada da água. No entanto, mesmo com essa filtragem a água ainda poderá ter bactérias nocivas à saúde assim como outros agentes microscópicos.

Construindo um Filtro

Filtros construídos com camadas podem ser muito mais eficientes que os de pano porque tem mais capacidade de reter e eliminar os agentes de contaminação. Para construir um filtro desses você precisará de uma garrafa PET que deverá ter a parte da boca cortada ficando assim com o corpo da garrafa e o bico da mesma. Posicione o bico da garrafa no fundo do corpo da mesma numa posição de filtro. As camadas devem ser as seguintes de baixo para cima: algodão, carvão, areia fina e areia grossa (podem ser pedregulhos). Depois é só jogar a água que precisa ser limpa.

Quando chega ao final do filtro improvisado a água está mais limpa para ser bebida. A função do carvão é eliminar agentes químicos contaminantes a partir da união com os mesmos. Um cuidado que se deve tomar ao usar essa técnica é sempre construir filtros novos, pois com o passar do tempo as camadas podem ir sendo saturadas e perder a sua função deixando que agentes contaminantes e até micro-organismos cheguem até o final junto com a água.

Purificação de Água Lamacenta

Quando a opção de água que se tem é água suja de lama a melhor técnica a ser empregada é a da decantação que consiste basicamente em deixar que a água quietinha num recipiente esperando que a sujeira desça. Aceleradores desse processo é o sol e o cloro. Observe que esse método irá eliminar a sujeira mais pesada da água, contudo, não dará jeito nas bactérias e sujeiras menores. Em geral a decantação é usada juntamente com outras técnicas que tenham como objetivo eliminar os micro-organismos.

Purificação da Água da Chuva

Quem tiver apenas a água da chuva como opção deve filtrá-la através da fervura, essa água em geral contêm micro-organismos como bactérias que são eliminados através da temperatura. No entanto, observe que ferver água poluída não traz resultado, pois a temperatura elevada não é capaz de eliminar completamente os agentes nocivos como venenos químicos, por exemplo.