Abrigo

Estar perdido ou mesmo sair para uma aventura com contornos mais dramáticos exigirá alguns conhecimentos e um dos tópicos mais importantes é o de encontrar ou providenciar um abrigo. Desde os primórdios o homem precisou procurar por abrigos para se proteger das intempéries da natureza como o frio, a chuva, o vento gelado entre outros. Para sobreviver é fundamental estar protegido e preparado para tudo o que pode acontecer. Vamos te dar dicas de como ficar bem abrigado numa situação complicada no meio da mata.

X900

Dicas para providenciar um abrigo seguro

Tempo de uso do abrigo

Quem tiver uma ideia de mais ou menos quanto tempo precisará do abrigo poderá saber o quanto de energia deverá empreender na sua busca. Se você precisar de um abrigo para bastante tempo é importante procurar ou dar um jeito para que o local seja o mais bem preparado quanto possível.

Escolha do local

Fontes de água

Escolher o local em que o seu abrigo ficará é essencial para a sua sobrevivência a longo prazo. A primeira coisa que deve ser observado é o quanto o abrigo está perto de uma fonte de água. Lembre-se que uma pessoa não consegue sobreviver muitos dias sem água.

Locais Seguros

Não se abrigue em lugares que ofereçam riscos como despenhadeiros, por exemplo.Verifique se tem sinais de que animais selvagens rondam no local em que você deseja construir o seu abrigo. Algo que deve ser levado em conta é que além de pessoas os animais também gostam de locais próximos a fontes de água.

Você pode observar rastros de patas ou mesmo carcaças de presas deixados pelo caminho. Fique longe também de locais em que haja pântano, pois muitas coisas desagradáveis podem acontecer num local assim e também há grandes chances de ter plantas venenosas no entorno.

Construindo um abrigo

X900

Se você procurou pelo entorno e descobriu que não tem onde se abrigar então precisará resolver com as suas próprias mãos e isso quer dizer construir o seu abrigo. A forma como você irá construir o abrigo dependerá de que tipos de ferramentas têm a sua disposição. No momento de erguer o local para ficar evite grandes espaços, quanto menor for o abrigo mais fácil será manter o calor. Tampe a porta para evitar que animais invadam o local. Tenha sempre ao menos duas ‘portas’ no seu abrigo, pois precisa ter como fugir numa situação extrema.

Proteção da natureza

Use a natureza que te cerca a seu favor e dê preferência por um abrigo embaixo das copas de árvores. Quanto mais as copas das árvores fecharem o local melhor será para te proteger do sol.

Cuidado com grutas

Encontrar uma gruta parece ser uma grande sorte, não é mesmo? Pois, fique atento para aquelas que têm apenas uma saída. Pode ser difícil fugir numa situação de perigo eminente como o ataque de um animal, lembre-se que animais também usam esse tipo de espaço para dormir. Além disso, quem optar por se abrigar numa gruta deve ainda atentar para o fato de que jamais deverá acender uma fogueira dentro da mesma sob o risco de inalar fumaça e acabar intoxicado.